Saiba a história que levou ao surgimento dos primeiros computadores.

Desde 30 mil a. c. foram encontrados sistemas físicos de contagem utilizados para auxiliar na colheita, festas e festivais religiosos.

Em 10 mil a.c. pedras, ossos e madeiras foram usados para melhorar esses sistemas, que foi evoluindo cada vez mais depois da descoberta da escrita, em 3.200 a.c.. Neste período foram criados vários sistemas numéricos como o egípcio, sumério, arábico, chinês e romano. Desde então há a necessidade de continuar o avanço nestes sistemas para agilizar o processo de contagem.

Ábaco

A primeira máquina para realizar cálculos encontrada foi o Ábaco, que realiza operações matemáticas simples utilizando pedaços de madeira em astes de fio. O nome Ábado vem do grego e significa mesa de calcular. A peça mais antiga encontrada data de 300 a.c. com origem na Babilônia (o atual Iraque).

Abacus_6

Calculadora de Schickard e Pascaline

A partir do século XVII, houve uma grande busca de formas de automatizar a execução de cálculos mais complexos. Em 1623 foi construída a primeira calculadora mecânica, pelo alemão Wilhelm Schickard, no qual fazia as 4 operações básicas aritméticas.

replica da calculadora wihelm

Em 1642, o francês Blaise Pascal criou a Pascaline para auxiliar seu pai no cálculo do imposto. A Pascaline trabalhada com as 2 operações básicas (soma e subtração). E pera repetição destas operações era possível também realizar a multiplicação e divisão.

CALCULADORA

Máquinas de Babbage

O inglês Charles Babbage foi um pioneiro na construção do computador. Em 1821 criou a máquina de diferenças finitas, que executava operações mais complexas e imprimia os resultados em papel. A máquina utilizava o método da diferença finita em adições. Se tivesse sido finalizada a máquina teria por volta de 15 toneladas e quase 3 metros, e justamente por isso não foi concluída.

Screenshot_1

Em 1847, Babbage começou a se dedicar ao projeto da máquina de diferenças finitas 2, que era mais simples (com 3x menos peças) mas também não foi concluída por problemas entre Babbage e o engenheiro responsável pela construção. Após os dois fracassos, Babbage projetou a máquina analítica que executava de forma controlada operações automaticamente sequenciadas.

3616935011513550

Os dados eram inseridos na máquina por cartões perfurados onde passavam uma série de sequência de instruções, formando o programa do computador e a permitindo ser programada.

S_867725-MLB25501381628_042017-O

O primeiro programador (na verdade, programadora)

A matemática Augusta Ada Byron (conhecida como Ada Lovelace) publicou um artigo mostrando como a máquina analítica poderia ser programada para realizar tarefas, e por isso é conhecida como a primeira programadora que já existiu.

Ada-Lovelace-Facts

Os primeiros computadores de grande porte

O primeiro computador de grande porte foi construído na Inglaterra, por Sir William Thomson (conhecido como Lord Kelvin) em 1872. Era chamada de máquina de predição de ondas, sendo uma máquina analógica que previa a altura das marés nos portos ingleses e mostrava os resultados em gráfico.

Em 1890, o americano Herman Hollerith criou a máquina de Hollerith. Esta máquina realizava a codificação de dados dos cartões perfurados, baseado na máquina analítica de Babbage, e foi utilizada para a realização do senso americano. Com a utilização desta máquina, o senso agora era finalizado em 6 meses, resultando numa grande economia de tempo e dinheiro, já que anteriormente o senso levava 12 anos para ter seus resultados tabulados.

Após isso, Hollerith criou outras máquinas e em 1890 fundou sua empresa, que originou a IBM (International Business Machines), uma das maiores empresas de tecnologia atualmente.

Em 1938, o alemão Konrad Zuse criou o computador Z1 que originou o Z2 e Z3. Estes foram os primeiros computadores eletromecânicos que poderiam ser programáveis, utilizando a lógica booleana e aritmética de ponto flutuante.

Em 1944 o pesquisador Howard Aiken juntamente com engenheiros da IBM construíram o computador ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator, também conhecido como Mark 1) O Mark 1 era tão grande que ocupava uma sala toda e revolucionou pois poderia realizar 3 operações de soma ou subtração por segundo.

Os primeiros computadores eletrônicos

O primeiro computador eletrônico foi o Atanasoff-Berry (conhecido como ABC), desenvolvido pelo americano John Atanasoff em 1942. Seu objetivo não era ser programável e sim resolver sistemas complexos de equações lineares.

Em 1945 foi finalizado o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). Ele era utilizado para fazer cálculos de balística durante a segunda guerra mundial, pesava 30 toneladas e tinha 19 mil válvulas. A sua programação era feita conectando/desconectando certa de 6 mil cabos, o que levava a ser necessário muitas pessoas para o realizar.

02102016_ENIAC_programmers_LA.2e16d0ba.fill-735x490

O engenheiro Thomas Flowers desenvolveu o Colossus, o primeiro computador totalmente programável, o seu objetivo era quebrar os códigos telegráficos do exercito alemão durante a segunda guerra mundial.

Colossus.jpg

O primeiro computador a utilizar programas previamente armazenados (em fitas magnéticas) foi o EDVAC (Discrete Variable Computer), e trabalhava somente com valores binários, desenvolvido por John Von Neumann em 1951, um dos principais nomes da computação por ter sugerido a divisão do computador em 3 subsistemas (unidade de processamento, memória e dispositivos de entrada/saída), utilizada até hoje em computadores digitais.

edsac_281229.jpg

Os microcomputadores (computadores pessoais)

Com os avanços tecnológicos e barateamento dos custos dos dispositivos eletrônicos começaram a serem desenvolvidos computadores de pequeno porte.

Em 1975 o primeiro microcomputador começou a ser comercializado, o Altair 8800. Sua compra era feita com uma revista que ensinava como o montar em casa, popular entre os estudantes e profissionais da computação. Permitia a execução de programas na linguagem basic e tinha 256 bytes de processamento.

altair_8800-814749

Aqui temos um resumo da evolução dos computadores até 1970

Screenshot_3

Notebooks

Em 1976 foi construído o primeiro notebook, chamado de XeroxNote Taker pela empresa xerox. A partir de 1981 iniciou-se a construção em massa dos notebooks pela empresa Osborne Computer Corporation, pela construção do Osborne 1, que pesava mais de 10 kilos com uma tela de 5 polegadas e custava por volta de US$ 1.800.

osborne1

Em 1985 foi desenvolvido o primeiro tablet (chamados de computadores de caneta) pela empresa Pencept. E em 1987 a apple Computers começou o primeiro projeto do seu tablet, o tablet Newton.

Em 2000 a Microsoft lançou um tablet que utilizada o windows, chamado de Pocket PC. Entanto a popularização dos tablets vieram somente em 2010 pela Apple Computadores.

Conclusão

Viu-se o aumento progressivo dos avanços da tecnologia aplicada aos computadores; Sua redução de peso e tamanho dos dispositivos permitiu a sua portabilidade, e com isso a sua aplicabilidade em diversos setores o que aumentou a sua demanda e o grande aumento da intensidade do desenvolvimento desta área.

Abaixo a linha do tempo resumida em forma de tabela.

tabela

Fontes

Livro: Introdução a computação: hardware, software e dados.

Autores: Carvalho, André. Lorena, Ana Carolina.

Tec mundo