Conheça o sistema de controle de versionamento mais popular do momento.


O que é Git?

O Git é sistema de controle de versionamento, ou seja, faz a rastreabilidade do desenvolvimento e evolução da codificação de software.

Para utilizar o git são criados repositórios. Onde são adicionados os códigos do projeto, e a cada alteração feita pelos desenvolvedores são criados commits.

Cada commit que registra as modificações feitas no código, o autor das alterações, arquivos modificados, data, hora e etc.

Desta forma, é possível ver o estado atual do repositório, a lista dos commits feitos, mantendo um histórico das modificações deste repositório perante o tempo e backup de todas as versões.


Como funciona o Git?

O Git é instalado nas máquinas dos desenvolvedores e configurado seus usuários do reposítorio.

Quando for realizar alterações em um projeto é necessário clonar o repositório, e ao fim, realizar o commit e enviar as alterações ao servidor do Git.


Por que o Git é importante?

As qualidades do Git podem ser úteis para muitas situações, por exemplo.

  • Em projetos que envolvem muitos desenvolvedores

Pode ser difícil manter a estabilidade do código, backups atualizados e identificar alterações errôneas ou quem as realizou.

  • Em situações nos quais o código do software é muito verboso ou completo

  • Em times distribuídos geograficamente ou com fuso horários diferentes

Conclusão

As múltiplas qualidades do Git para auxiliar o desenvolvimento de software fez com que ele se tornasse uma ferramenta fundamental para os desenvolvedores. Desta forma, iremos trazer mais postagens sobre o Git.

Para ver mais postagens sobre o tema, visite a categoria Git.