Inaugurando o primeiro post do blog, hoje irei comentar sobre o que faz o desenvolvedor front end.


O que faz um desenvolvedor front end?

O front end é o desenvolvedor que faz o meio de campo entre o design e o desenvolvedor back end, realizando atividades mais multidisciplinares.

Entre as principais atividades estão codificar as interfaces desenhadas pelo design, transformando as imagens e protótipos de telas em algo interativo utilizando a programação, principalmente o html, css e Javascript.

Além disso a usabilidade das interfaces é outro assunto relacionado as práticas do front end e do design, avaliando a intuitividade das telas desenvolvidas e a qualidade de cliques para executar estas ações.

A acessibilidade também deve estar na mente do desenvolvedor front end, utilizando o html semântico para facilitar a utilização das interfaces por pessoas com deficiências.

Além da codificação das interfaces, o desenvolvedor front end também trabalha consumindo apis, obtendo dados e os apresentando na formatação correta nas interfaces.


Habilidades

  • Html e semântica
  • Css e seus pré-processadores: sass, less, stylus...
  • Bootstrap/foundation e outros frameworks para agilizar o desenvolvimento responsivo de interfaces
  • Javascript, suas bibliotecas e frameworks: hoje temos muitas bibliotecas e frameworks de javascript em alta que aceleram muito o desenvolvimento, conhecer pelo menos um deles é essencial.
  • Conhecimento básico em photoshop: para pegar medidas, imagens, fontes e cores dos protótipos criados pelos designers.
  • Conhecimento em redimensionamento e otimização de imagens: para agilizar o desenvolvimento de interfaces, que muitas vezes, utilizam variadas imagens.

Mapa de habilitades do desenvolvedor front end

Mercado de trabalho

O front end é um dos profissionais mais solicitados no mercado, justamente pela versatilidade na linguagem de programação no qual domina, que é o Javascript.

O javascript é a linguagem da web e das suas interações, podendo hoje até rodar no servidor e invadir os domínios, que era até então, puramente das linguagens back end.


Agências de desenvolvimento de sites

Os desenvolvedores front end podem trabalhar em empresas focadas no desenvolvimento de sites, juntamente com desenvolvedores php.

As atividades geralmente são o desenvolvimento de temas para Wordpres, Margento e para sites feitos em php.

Enquanto isso, no mercado de desenvolvimento web freelancer também existem muitas oportunidades, caso você domine estas tecnologias e tenha disciplina para trabalhar em casa.


Grandes empresas de desenvolvimento de software

As grandes empresas de desenvolvimento de software estão a décadas com seus produtos no mercado, consolidados e com muitos clientes utilizando.

Assim sendo, estas empresas contratam desenvolvedores back end para manutenção e consequentemente, manter os softwares legado.

Visto que o front end é uma profissão relativamente nova, e antigamente as interfaces dos sistemas eram feitas com linguagens back end.

Portanto, dificilmente nestas empresas tem espaço para os front end, ficando restritos a caso surja algum setor de inovação ou iniciativa de reescrita dos sistemas legados, e desta forma, a empresa decida investir nestes profissionais.


Startups

As startups são empresas novas que geralmente já nascem utilizando tecnologias novas e com a preocupação com a competitividade de seus produtos.

Assim os desenvolvedores front end tem muito espaço nestes locais, podendo trabalhar com tecnologias novas e fazer experimentações.


Conclusão

Em outras palavras o desenvolvimento front end é caracterizado por um trabalho multidisciplinar entre o design e a programação.

Com isso é visto que o profissional front end vem cada vez mais ganhando seu espaço no mundo do desenvolvimento.