Utilize os principais servidores de código aberto facilmente com o Xampp

<br/>

O que é o Xampp?

O Xampp é muito prático e fácil de instalar e usar, permitindo gerar servidores locais que facilitam muito o desenvolvimento.

Ele contêm os principais servidores de código aberto, oferecendo o MySQL e Apache. É muito utilizado para o desenvolvimento em PHP e Wordpress.

<br/>

Instalação

Acesse o site do Xampp e faça o download da opção correta para o seu sistema operacional.

Site oficial do xampp

Utilização

Após realizar instalação do Xampp, o execute e selecione as opções Apache e MySQL. Esses são os serviços necessários para rodar sites em PHP e Wordpress.

Tela de execução do xampp

As portas padrões de execução do Apache e MySQL são 80 e 3306 respectivamente. Caso desejar isso pode ser alterado nas configurações.

<br/>

Se quiser confirmar que estes serviços estão funcionando corretamente, acesse este link em seu navegador: http://localhost/dashboard/

Deverá aparecer a tela abaixo.

Tela de boas vindos do xampp

<br/>

Para tornar um site executável pelo Xampp, você necessita adicionar o seu código fonte no diretório htdocs, geralmente em: C:\xampp\htdocs

Agora é possível acessar o site pelo seu navegador pelo endereço: http://localhost/dashboard/seu-projeto


Conclusão

Neste post foi explicado referente a instalação e execução do Xampp, e como você pode ter tudo o que precisa para executar seu site localmente em sua máquina de forma muito simples e objetiva.